Proteja sua mala antes de despachá-la

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Não há nada mais decepcionante e desesperador que estar na espera e não ver sua mala chegando na esteira de bagagem, ou recebê-la rasgada ou quebrada, ainda mais se você tiver comprado uma novinha na Le Postiche só para essa viagem. Fica parecendo que você começou as férias com o pé esquerdo!

Mas existem algumas coisas que você pode fazer para evitar que algo assim estrague sua viagem. Listamos algumas dicas abaixo!

Objetos de valor devem ficar na bagagem de mão

Dinheiro (em qualquer moeda que seja), joias e eletrônicos devem ser levados na bagagem de mão, seja na bolsa, na mochila ou na mala de bordo. As próprias companhias aéreas fazem essa recomendação, uma vez que qualquer indenização que possa ser paga por extravio de malas não cobrirá os objetos que você alegar que estavam nelas.

Uma mala fácil de identificar pode ajudar muito

Caso sua mala seja extraviada, pode ser mais difícil encontrá-la se ela for comum, preta e de tamanho médio. Uma boa ideia é comprar uma mala mais chamativa, colorida e estampada, ou apostar em tags de mala, faixas ou adesivos que possam diferenciá-la de outras e torná-la única.

Não se esqueça de usar um cadeado ou lacre

Use um cadeado ou lacre de malas para fechar o zíper. Existem lacres que protegem a bagagem do “golpe da cesárea”, que é quando abrem o zíper sem retirar o cadeado e sem deixar vestígios. Viajantes que passarem pelos estados Unidos devem usar um cadeado da TSA, responsável pela segurança dos voos no país. Como a agência tem autorização para abrir qualquer mala, podem quebrar qualquer cadeado que não seja desse tipo.

Tenha um seguro viagem

Nossa parceira, a APRIL Brasil Seguro Viagem, tem produtos que contam com indenização caso a bagagem extraviada não seja localizada. Alguns planos oferecem ainda a Compensação por Atraso de Bagagem, que reembolsa o viajante por despesas que ele possa ter caso a mala demore para chegar, como itens de higiene pessoal e uma muda de roupas. A empresa tem também uma cobertura específica para indenizar passageiros cuja mala seja danificada.

Registre sua bagagem

É importante conhecer as características da sua mala, como marca, cor e tamanho, listar o que foi colocado dentro dela e tirar fotos. Isso será útil para que a companhia aérea possa localizá-la caso ela não chegue ao seu destino junto com você. Se, durante a viagem, você comprar itens de valor que não puder levar na bagagem de mão, guarde as notas fiscais.

Se mesmo assim você tiver problemas…

O primeiro passo caso não encontre sua mala na esteira de bagagem é ir ao balcão da companhia aérea e registrar queixa, colocando o endereço de seu hotel e contato. Enquanto espera, guarde as notas de tudo o que gastar em decorrência de estar sem mala para poder pedir o reembolso depois. Só após acabar o prazo estabelecido para entrega da mala você pode solicitar uma indenização.

Caso você receba sua mala danificada, vá direto ao balcão da companhia aérea fazer uma reclamação. Não deixe o aeroporto sem fazer isso, pois eles só aceitarão arrumá-la se você se apresentar no momento do desembarque.