As delícias do Alentejo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

O Alentejo, maior região de Portugal, reúne muitos atrativos para os turistas: paisagens deslumbrantes, cidades repletas de história, natureza perfeita para esportes e aventura, vilas medievais cheias de charme e uma cultura muito autêntica. No entanto, os motivos que mais levam os viajantes para a região são os vinhos e a gastronomia local.

Os alentejanos são e sempre foram grandes produtores de vinho. A tradição do cultivo das uvas e todo o procedimento para transformá-las em uma das bebidas mais famosas do mundo vem de muito tempo atrás, e embora tenha se modernizado com o passar dos anos, também manteve diversas tradições incríveis.

Por isso, o mundo do vinho abre as portas para os viajantes que chegam à região. É possível provar alguns dos melhores vinhos do mundo e ainda harmonizá-los com os típicos queijos e embutidos da região. Tais degustações podem ser feitas em restaurantes, adegas ou até mesmo em agradáveis piqueniques nos campos do Alentejo.

As herdades produtoras de vinho possuem outros programas especiais para os enófilos. É possível conhecer as vinhas, ver de perto todo o processo de produção, aprender mais sobre a bebida e, na época das vindimas, que vão de agosto a setembro, os turistas podem até colocar a mão na massa, participando da colheita e da pisa das uvas!

Por sua vez, os restaurantes locais apresentam a gastronomia marcante e autêntica da região, que vai muito além do famoso bacalhau português. Os sabores remetem muito à terra, sendo os principais pratos preparados com ingredientes cultivados lá mesmo.

As carnes mais populares, por exemplo, são o porco alentejano e as carnes de caça, como veado ou lebre. No litoral, peixe, polvo e amêijoas dominam os pratos. Sempre acompanhadas do pão tradicional da região, as receitas locais são temperadas principalmente com coentro, orégano e azeite.

Pelas mãos habilidosas de cozinheiros tradicionais ou chefs de cozinha contemporâneos, esses ingredientes se unem em receitas inesquecíveis, e o resultado é de dar água na boca!